| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

cerrado

Page history last edited by grupo 5 13 years, 4 months ago

     Sendo a segunda maior formação brasileira, o cerrado abrange 10 estados brasileiros, com 2 milhões de Km2. Estima-se que haja 10 mil espécies de vegetais, 837 aves e 161 mamíferos.

     Porém essa grande diversidade biológica é afetada pelo comércio ilegal, o desmatamento, queimadas e até mesmo a poluição de alguns habitats como os mares e rios.

     Neste bioma há pequenas árvores de troncos torcidos, folhas grossas esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, misturando com campos limpos ou matas de árvores não muito altas.

     Entre as espécies vegetais que caracterizam o Cerrado estão: o barbatão, o sucupira, o pau-terra, o pau-santo, a galiroba, o pequizero, o araçá, a catuaba eo indaiá.

    Debaixo dessas árvores crescem diferentes tipos de capim, como o capim-flecha, que podeatingiruma alturade 2,5 metros.

    Aonde corre o rio e o córrego, encontram-se matas ciliares, ou matas de galerias, que são densas florestas estreitas. Nos brejos pertos das nascentes de águas, o buriti domina a paisagem, formando veredas de buriti.

    O Cerrado possui relevos variados apezar de predominar os planaltos. Metade do bioma citua-se entre 300 e 600 metros, acima do nível domar, e apenas 5,5% atingem uma altitude de 900 metros.

    Seu solo esconde um grande manancial de água, que abastece seus rios. A presença humana dada a pelo menos a 12 mil anos, com o aparecimento de caçadores ilegais, afetaram a região.

   O clima do Cerrado é Tropical Sazonal, ou seja, com uma temperatura média anual de 25ºC, com marcações de até 40ºC na primavera. Nos períodos de estiagem, ou seja sem chuva, o solo resseca muito, mas apenas em sua área superficial.

 

                                           (1)

                                               

 

                                                (2)

    


Referências:

 

Imagem:

 

(1) www.nosrevista.com.br

 

(2) www.8jl-cerrado.blogspot.com

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.